Gestão e Projetos

O que é engenharia de custos?
23 de novembro de 2018 | Por Natália Tokuzumi

Além de gerenciar os orçamentos, a engenharia de custos projeta e analisa a viabilidade das mais diversas obras da construção civil, sendo quase um pré-requisito para uma obra de sucesso.

 

A engenharia de custos é, basicamente, o ramo da engenharia que estuda o orçamento de obras e serviços. De maneira simplificada, poderíamos imaginar que se trata dos engenheiros que trabalham com planejamento orçamentário, e em parte isso é correto, porém, a engenharia de custos vai além.

Trata-se de uma análise completa de todo o custeio, suas origens e suas consequências. A engenharia de custos avalia, com maior minúcia, o que significa traçar um orçamento e também como é a concepção geral do empreendimento, além do capital envolvido.

A viabilidade é ponto cerne do trabalho do engenheiro orçamentista, esse profissional realiza análises, diagnósticos e prognósticos, com a ideia de determinar a viabilidade ou não dos projetos, dos pontos de vista técnicos e econômicos. Já os engenheiros de custos são costumam acompanhar as eventualidades e todo tipo de cenário fora do plano – situações ligadas a fatores de viabilidade.

O trabalho de engenheiro orçamentário é uma arte, uma ciência e uma técnica de gestão, que necessita garantir que os orçamentos viabilizem os gastos a serem realizados e que maximizem a viabilidade do empreendimento. A obra precisa ser executável e rentável, e, para isso, o engenheiro orçamentista usa o índice BDI para compor o preço de venda adequado, considerando os custos indiretos em uma obra.

 

engenharia-de-custos-01

 

Dentre as várias origens de débitos em uma obra, vale citar como mais expressivos os gastos com pessoal (salários, benefícios e vales transporte), materiais, equipamentos, logística de transporte, taxas gerais, seguros e todos os impostos referentes a tudo que foi envolvido.

Mas estes custos nunca podem ser fixados previamente em um orçamento, afinal, dependendo das características do projeto, as variações serão enormes. Quando editais e licitações estão envolvidos, os valores podem se relativizar ainda mais por envolver o poder público, que tem regras e diretrizes próprias.

A engenharia de custos também é responsável pelo planejamento e acompanhamento de obras, monitorando a evolução e corrigindo eventuais desvios. Assim, engenheiros de custos precisam ser funcionários que efetivamente participam das obras, fazendo visitações.

Normalmente os principais impactos orçamentais decorrem de atrasos nas obras, causando prejuízos, por inúmeras vezes, bastante danosos aos empreendimentos. A engenharia de custos deve evitar atrasos para impedir também: aumento de custos, problemas com fluxo de caixa, indisponibilidade de equipes, perda de credibilidade, perda de clientes, devolução de parcelas e até indenizações.

Geralmente, os métodos de cobrança que os engenheiros aplicam para realizar estes serviços costumam variar, tudo depende da área da construção em que as análises e orçamentos são requeridos. Por exemplo, o mercado imobiliário costuma pagar engenheiros de custos por metro quadrado, enquanto hotéis podem pagar por número de quartos, hospitais por leitos e etc.

 

engenharia-de-custos-02

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.