Saneamento

Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Brasil: Movimentações pós Novo Marco Legal do Saneamento
3 de novembro de 2020 | Por Barufi Consultoria

Com a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento estão previstos investimentos bilionários para universalização do serviço no país e o setor deverá passar por grandes movimentações a médio e longo prazo.

 

 

Os dados do SNIS sobre a situação do abastecimento de água no Brasil apresentados no infográfico mostram a disparidade entre as regiões do norte e nordeste com as demais, indicando os maiores gaps no serviço.

Nos mais de 5,5 mil municípios em todo o território brasileiro, o controle do abastecimento se divide entre prestadores públicos, privados e mistos, com uma maior participação do público – de 88,5%.

Apesar disso, 20% de todo o investimento no setor de saneamento é feito pela iniciativa privada, conforme mencionado neste artigo.Ou seja, mesmo com participação mínima no setor, a iniciativa privada tem investido anualmente valores superiores a R$ 1 bilhão ao longo dos últimos anos.

Somando as regras de universalização impostas pelo Novo Marco ao nível de interesse nacional e internacional por investimentos em infraestrutura no Brasil, o setor passará por um período mais dinâmico nos próximos anos, a exemplo de leilões já realizados, como a PPP em Vitória (ES) e a concessão do serviço em Maceió (AL).

 

 

Ainda em um contexto de pandemia, que colocou a crise sanitária em evidência, as apostas no setor para a retomada da economia se aliaram à urgência da necessidade em fazer com que o serviço chegue de forma eficiente à população dos lugares mais afetados.

O teto de investimentos destinados ao saneamento e a abolição dos “contratos de programa” tornarão o ambiente mais competitivo, fazendo com que os contratos de licitação também sejam uma ferramenta para garantir que os serviços atinjam níveis de qualidade satisfatórios e tornem o país um ambiente mais justo.

Com tantas promessas e expectativas no mercado em expansão, haverá espaço para mais players, como investidores, construtoras, e consultores especializados. Seja qual for o tipo de atividade, a união de expertises e as informações de fontes confiáveis serão cada vez mais valiosas para o ganho coletivo.

Se você é uma construtora,

Podemos ajudá-lo a identificar oportunidades futuras para estudar as áreas com maior probabilidade de contratação e quais são suas principais demandas.

Se você é um consultor,

Podemos ajudá-lo a estruturar orçamentos e custos dos seus projetos, aliando nossas expertises para desenvolver estudos eficientes e confiáveis para o mercado.

Se você é um investidor,

Podemos ajudá-lo a identificar os melhores investimentos, além de garantir que os projetos contratados serão viáveis e rentáveis.

Vamos juntos ajudar o Brasil a desenvolver melhores serviços de abastecimento de água e saneamento, melhorando a qualidade de vida da população e tornando nosso país um local mais justo e próspero para todos.

Para saber mais, entre em contato.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.