A matriz e gestão de riscos em obras de infraestrutura não é uma ferramenta propriamente nova, mas a forma como utilizá-la pode trazer resultados ainda mais consistentes. Diante de um cenário em constante mudança, com variações de preços, chegada de novos produtos e tecnologias, variações cambiais e até mesmo pandemias (como a que vivemos agora), é preciso estar preparado para evitar prejuízos. Isso sem falar nos riscos de falta de pagamento, processos trabalhistas, acidentes de trabalho e de atrasos na entrega da obra, inerentes ao próprio mercado da construção.
No Brasil, o tratamento do risco nos contratos passou a ser mais requisitado após a Lei N.º 12.462, de 4 de agosto de 2011, que criou um novo modelo de contratação para grandes obras públicas, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Esse modelo só permite aditivos em condições absolutamente excepcionais, o que transfere o risco para a contratada. Já o Decreto N.° 8.080/2013, de 20 de agosto de 2013, instituiu a inserção da taxa de risco (reserva de contingência) nos orçamentos estimados das contratações integradas.
O que se percebe é que olhar para os riscos é uma prática cada vez mais constante em contratos públicos e que tende a ser seguida, também, em contratos privados.
O impacto da matriz, análise e gestão de riscos em um projeto de infraestrutura
Os riscos são uma realidade, e há quatro maneiras de lidar com eles: aceitando, não aceitando, mitigando ou, simplesmente, transferindo esses riscos.
Quando você é dono de um automóvel, por exemplo, aceita o risco de utilizá-lo, sofrer um acidente de trânsito e ter um prejuízo. Se não quer correr tal risco, você pode simplesmente não comprar o carro. Se quer mitigar o risco, utilizá-o, mas com todo o cuidado do mundo. E quando você faz um seguro do veículo, transfere esse risco.
Em projetos e obras de engenharia e infraestrutura os riscos são enormes e vêm de todos os lados. Envolvem inúmeros fatores e requerem dezenas de expertises. Como fazer, então, para utilizar ferramentas como matriz e gestão de riscos em obras de infraestrutura para que os ricos estejam a seu favor (ou pelo menos não se virem contra você)? É simples:
- A matriz de risco irá considerar todos os riscos óbvios e não óbvios do projeto e do mercado, antecipando possíveis cenários que afetarão o desempenho da obra.
- A análise de risco irá se aprofundar na matriz, podendo identificar onde é possível mitigar ou transferir o risco, e, consequentemente, trazendo economia e redução de custos.
- A gestão de risco acompanhará toda a execução do projeto, permitindo uma atualização constante do cenário analisado e podendo gerar sempre mais insumos para ações preventivas.
Mas nada disso é novidade. Todo mundo sabe que uma matriz e gestão de risco em uma obra de infraestrutura pode fazer uma diferença excepcional na entrega.
Mas por que então, mesmo sabendo de tudo isso, a maioria das empresas ainda não adota?
Porque somente uma consultoria especializada, experiente e multifacetária poderá entender a dinâmica de uma obra de infraestrutura e realizar um bom trabalho de matriz e gestão de riscos. A diversidade de oferta de serviços, expertises e capacidades da consultoria deve transformar grandes desafios em soluções, e essa é, por si própria, uma clássica transferência de riscos entre a contratante e a consultoria.
Espera-se da empresa que realizará a matriz e gestão de riscos de obras de infraestrutura uma equipe altamente qualificada, experiente e dotada das melhores práticas de mercado, para que se alcance os objetivos propostos.
A Barufi Consultoria realiza a matriz e gestão de riscos com a participação de experientes profissionais com diferentes expertises, o que oferece uma visão de mundo muito mais abrangente, identificando, por isso, riscos menos óbvios e não previsíveis. A diversidade, neste caso, amplia a visão dos possíveis riscos e proporciona um cenário ainda mais completo.
Pioneira, a Barufi Consultoria é especialista em matriz e gestão de risco em obras de infraestrutura
A Barufi Consultoria conta com profissionais de ponta e é referência em estudos de precificação de investimentos em infraestrutura no Brasil. Já fizemos a análise de mais de R$ 100 bilhões em investimentos para obras de infraestrutura em concessões e PPPs, estudamos mais de 15 mil km de rodovias e orçamos mais de 600 mil m² de terminais aeroportuários em todo o país, para citar alguns números significativos.
Quando se fala em risco em obras de infraestrutura, somos pioneiros na entrega cruzada da matriz, análise e gestão de riscos, podendo estar presentes para controle ao longo de toda a obra, potencializando ainda mais os resultados dos nossos clientes.
Mais do que pioneira, a Barufi Consultoria é única nesse tipo de abordagem que, aliada à precificação de investimentos em infraestrutura, utiliza o know how dos melhores profissionais do mercado para entregar possibilidades, assertividade e inteligência aos projetos que desenvolve.
Conte com a nossa equipe, e vamos juntos ajudar a construir um Brasil melhor.
Para falar com a nossa equipe sobre matriz e gestão de riscos para o seu projeto ou sobre precificação de investimentos em infraestrutura, clique aqui.