ConstruçãoInfraestruturaTecnologia

Impressão 3D na Construção Civil
28 de agosto de 2018 | Por Natália Tokuzumi

Tecnologia de Impressão 3D já vem sendo usada em países do exterior para diversos e ambiciosos projetos, a tendência é que o mercado brasileiro agarre a impressão como parte da sua logística num futuro próximo.

 

Uma impressora 3D se movimentando em uma estrutura de trilhos foi capaz de construir uma casa inteira em menos de 24 horas, com argamassa. Isso aconteceu na Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, a tecnologia foi chamada de “Contour Crafting”.

Na Itália, técnicas semelhantes utilizando impressora 3D já constroem casas baratas também, mas utilizando-se de lama e fibras como material base. Já a empresa chinesa WinSun foi pioneira em ter o primeiro prédio do mundo construído somente com peças impressas em tecnologia de impressão 3D.

 

impressão-3d

 

De volta aos EUA, a empresa Apis Color já desenvolveu uma impressora equipada com um braço robótico capaz de construir uma casa de 38 m2 por menos de 10 mil dólares, capaz de durar meio século. O engenheiro mecânico Robert Flitsch, desenvolveu na Universidade de Harvard uma impressora 3D capaz de preencher e restaurar fissuras e buracos rodoviários.

Todos estes são exemplos que podem ilustrar o quanto a tecnologia de impressão 3D pode e já começa a revolucionar o mercado da construção civil.

Tendo apelo na redução dos desperdícios e na simplificação da construção civil, o mercado brasileiro tenderá a se apegar e se aproximar das impressoras 3D. Com a demanda de obras mais rápidas e econômicas, logo as empresas verão no 3D uma grande chance de crescerem de maneira mais garantida, já que construções com esta tecnologia utilizam até 90% da matéria-prima, número muito mais expressivo que o natural de obras tradicionais.

 

contrução-civil

 

A influência internacional também sempre é um fator de peso no mercado nacional, conforme mais países utilizarem a impressão 3D como técnica de construção, naturalmente as construtoras brasileiras vão absorver e abraçar essa nova técnica.

Entretanto muitos entraves precisam ser vencidos ainda para uma aplicação plena e funcional das impressoras 3D, dentre eles cita-se a logística, instalação e manutenção do equipamento, estrutura de apoio e treinamento e especialização da mão-de-obra.

O maior problema do processo, no entanto, é o tempo, o processo ainda é feito de uma maneira muito lenta. Mas o potencial da tecnologia não para de se desenvolver, e é tanto o que se pode ser alcançado que é difícil mensurar os limites finais para esta tecnologia.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.