A inserção de inovações na construção civil é essencial na busca por ganhos de produtividade e competitividade. A cada dia, aumentam as opções de ferramentas tecnológicas no setor. Elas são utilizadas tanto para a gestão do empreendimento, quanto para as atividades mais práticas do canteiro de obras.
Atualmente, é pouco provável que uma empresa seja competitiva na construção civil sem o suporte destas e de outras tecnologias. Elas reduzem prazos, custos e auxiliam na economia de recursos e matérias-primas.
Neste post, separamos cinco exemplos de inovações na construção civil que fazem a diferença no dia a dia do canteiro de obras.
1. Robôs cupins
Imagine um exército de pequenos robôs, atuando de forma coletiva para executar projetos estruturais em um canteiro de obras. O que pode parecer uma cena de filme já é realidade na construção civil com o uso de robôs-cupins.
Equipados com sensores de presença, os robôs-cupins conseguem realizar diferentes tarefas. Dessa forma, podem, por exemplo, reconhecer blocos de concreto e identificar o local exato para posicioná-los.
Trata-se de uma tecnologia que garante mais precisão e reduz erros nas atividades que executam.
2. Drones
Os drones se tornaram equipamentos extremamente úteis em diferentes processos de obra. Eles garantem mais precisão, ganho de tempo e redução de custos para realizar várias atividades. Podem ser usados para realizar desde mapeamento de áreas até no suporte para a venda dos empreendimentos.
Em levantamentos topográficos, por exemplo, o drone reduz a necessidade de locomoção dos operários e garante medições mais precisas. Além disso, também é utilizado em inspeções visuais ou termográficas.
O drone realiza estas tarefas com mais agilidade e menor custo se comparado aos métodos convencionais.
3. Bioconcreto
Uma das características do concreto convencional é sua reduzida elasticidade. E isso, invariavelmente, causa rachaduras na estrutura com o passar do tempo. O bioconcreto é um material que garante a restauração destas falhas de forma natural.
O segredo desta inovação está na presença de cápsulas de plástico biodegradável onde estão alojadas bactérias. Estes micro-organismos atuam como agentes de cura, com capacidade regenerativa.
Dessa forma, quando surgem as rachaduras, a água se infiltra na estrutura e desperta as bactérias, que regeneram o concreto e corrigem a falha.
4. Nanotubos de carbono
Os nanotubos de carbono são estruturas com apenas 1 nanômetro de espessura, o que equivale a um bilionésimo de metro. Entretanto, mesmo microscópico assim, ele tem resistência suficiente para dar suporte a outros materiais comuns na obra.
Dessa forma, os nanotubos podem ser utilizados em materiais como concreto, metal ou madeira, tornando-os mais resistentes. Aplicados ao cimento, por exemplo, aumentam sua resistência e permitem sua aplicação em obras mais complexas, com maior segurança.
5. Realidade aumentada
A realidade aumentada pode ser utilizada de diferentes formas na construção civil. A começar pelo projeto. A tecnologia permite a criação e manipulação de plantas em 2D e 3D.
Dessa forma, é possível simulando desde o projeto arquitetônico básico, até as instalações elétricas e hidráulicas. No canteiro de obras, a tecnologia melhora a produtividade e facilita a comunicação e a troca de informações na equipe responsável pela execução do projeto.
Além disso, a realidade aumentada ainda pode ser usada para treinar os colaboradores no uso de equipamentos e técnicas construtivas.
Estas são apenas algumas inovações na construção civil que garantem mais produtividade ao setor. Hoje, é praticamente impossível para uma empresa manter-se competitiva sem utilizar estes recursos.
Quer ficar por dentro das principais novidades da engenharia civil? Então, acompanhe nossas redes sociais. Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.