Infraestrutura

Conheça 5 grandes obras de infraestrutura no Brasil
27 de maio de 2022 | Por RedLoymaker

O desenvolvimento de um país depende da qualificação de sua infraestrutura. Uma oferta de recursos e de logística eficiente é fundamental para sustentar o crescimento e garantir o bem-estar da população.

Conheça a seguir, cinco grandes obras de infraestrutura no Brasil. Elas se destacam não apenas pela sua importância como equipamentos de engenharia, mas também pelas características de seus processos de construção.

Ponte Rio-Niterói

A famosa ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói foi inaugurada em março de 1974. A estrutura tem, ao todo, 13,3 km de extensão, sendo 8,8 km sobre a Baía de Guanabara. É a 11ª maior ponte do mundo e a maior do hemisfério Sul edificada em concreto protendido. 

Segundo a concessionária Ecoponte, que administra a Rio-Niterói, mais de 150 mil veículos cruzam a estrutura diariamente. A ligação reduziu a distância entre as duas cidades por via terrestre em 120 km. Havia, ainda, a alternativa de atravessar a Baía de Guanabara por balsas. Seu nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva.

Hidrelétrica de Itaipu

Projeto desenvolvido em parceria entre o Brasil e o Paraguai, a Usina de Itaipu foi concluída em 1982. Era, então, a maior barragem do mundo, posto que perdeu em 2002, com a inauguração da chinesa Três Gargantas. 

Ainda hoje, porém, Itaipu mantém o recorde de produção de energia. Em 2016, a usina produziu mais de 103 milhões de MWh de energia. A construção de Itaipu levou 10 anos e envolveu cerca de 40 mil trabalhadores. 

A obra, que incluiu um desvio no leito do Rio Paraná, teve números grandiosos. O volume de concreto utilizado seria suficiente para construir 210 estádios como o Maracanã. Já com o ferro e aço aplicados na obra equivale a 380 vezes o utilizado na Torre Eiffel.

Usina de Belo Monte

Enquanto Itaipu é um projeto binacional, a Usina de Belo Monte é a maior hidrelétrica 100% brasileira. É a quarta maior usina do mundo em potência instalada. Capaz de produzir 11.233 MW, Belo Monte pode atender a 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.

A barragem de Belo Monte fica no Rio Xingu, próximo à cidade de Altamira, no Pará. Projetada na década de 1970, a usina teve seu escopo redimensionado para atender a diretrizes ambientais. Entre investimentos públicos e privados, a estrutura recebeu mais de R$ 40 bilhões. 

Transposição do Rio São Francisco

Concluída em fevereiro de 2022, a transposição do São Francisco é uma das mais aguardadas obras de infraestrutura no Brasil. Ela utiliza a água de um dos maiores rios do país para combater a seca na região Nordeste do país. As obras, que iniciaram em 2007, custaram mais de R$ 8,2 bilhões.

A transposição leva a água do Rio São Francisco a duas regiões do nordeste. O Eixo Norte segue aos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já o Eixo Leste, alcança parte das regiões do sertão  do agreste pernambucano e paraibano. 

Viaduto 13

Localizado nas cidades gaúchas de Vespasiano Corrêa e Muçum, o Viaduto 13 integra a EF-491, a Ferrovia do Trigo. Com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o segundo maior do mundo.

A obra foi construída na década de 1970, pelo Primeiro Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro. Por isso, também é conhecido como o Viaduto do Exército. Além de um importante equipamento logístico, a estrutura também se tornou um ponto turístico na região.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.