Em um empreendimento de engenharia, a redução de riscos e o aumento da eficiência são objetivos constantes. Do desenvolvimento à execução, é preciso cercar-se de garantias de que aquele ativo terá as características previstas em seu projeto.
Atualmente, os projetistas dispõem de tecnologias capazes de simular a perfeição as diretrizes de um projeto. Mais do que isso: é possível criar versões digitais do ativo, simulando todas as suas características. São os chamados gêmeos digitais, ou digital twins. São reproduções exatas de uma obra, capazes de simular com exatidão suas funcionalidades e seu desempenho.
Neste post vamos explicar como essa tecnologia funciona. Confira!
O que é o gêmeo digital
O digital twins é uma tecnologia que permite replicar, de forma virtual, objetos e sistemas reais. Estas representações têm exatamente o mesmo comportamento que seus gêmeos do ambiente físico. Por isso, é possível simular de forma precisa as características e funções do ativo real.
Não se trata de uma tecnologia específica da área de engenharia. Digital twins vem sendo utilizados com sucesso em setores como saúde e agricultura e na indústria automotiva, por exemplo. Porém, a construção está, cada vez mais, se apropriando das potencialidades desta ferramenta.
Modelo funcional
Um dos grandes diferenciais do digital twins na engenharia é a sua funcionalidade. Uma modelagem 3D, por exemplo, produzida com o suporte da metodologia BIM (Building Information Modeling) já é capaz de reproduzir fielmente os sistemas envolvidos em um projeto de engenharia. Mostra como se dará o processo de construção.
Porém, com os gêmeos digitais é possível ir além. Elas permitem simular como aquele ativo será utilizado, que tipo de demandas terá condições de atender. Assim, é possível projetar eventuais ampliações que sejam necessárias e até a sua obsolescência.
Para manter estas simulações, o gêmeo digital precisa ser constantemente alimentado com dados, mesmo após a obra concluída. Esse processo acontece ancorado em tecnologias com análise de dados, inteligência artificial e internet das coisas (IoT). Dessa forma, ela permite antever o comportamento da estrutura, antecipando problemas. E consequentemente, simulando as soluções.
Benefícios do digital twins para a engenharia
Confira alguns dos benefícios que a tecnologia dos gêmeos digitais pode garantir ao mercado de engenharia e construção:
- Eficiência na prototipagem: um gêmeo digital permite preparar protótipos de ativos de maneira mais eficiente. A partir de dados referentes a estruturas reais, é possível preparar as réplicas, com grande precisão.
- Previsibilidade: um digital twins evolui continuamente, a partir da alimentação constante com informações sobre o ativo. Assim, ele permite simular condições e situações, antecipando as soluções no correspondente físico.
- Liberdade no projeto: para os projetistas, a tecnologia permite testar diferentes materiais, estruturas e métodos construtivos na unidade virtual. Isso praticamente elimina erros e facilita a busca por soluções técnicas.
- Segurança: há benefícios também na fase de construção, propriamente dita. Eles vão desde a segurança no canteiro de obras, até a garantia de execução com menos custos e mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Gostaria de ficar por dentro do que acontece no mercado de engenharia e precificação de investimentos em infraestrutura? Então acompanhe nossas redes sociais. Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.