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RODOVIAS | Concessões da Dutra, Concer, CRT e rodovias adicionais
7 de novembro de 2019 | Por Equipe Barufi

O Projeto

 

As aberturas de projetos de concessões em infraestrutura seguem em crescente desde o início de 2019, como o mais recente projeto de concessão da rodovia BR-153, em conjunto com concessionárias como Dutra, CRT e Concer, para o qual a Barufi foi consultada para a prestação de serviços de engenharia relacionados a projeções de CAPEX (sigla de capital expenditure, o valor necessário para aquisição de bens em um projeto de concessão) e OPEX (operational expenditure, valor necessário para a manutenção ou aplicação de melhorias de bens físicos de uma empresa, como equipamentos, propriedades e imóveis).

Neste contexto, a Barufi foi contratada para a realização dos estudos e atualização das projeções de investimento para embasar uma proposta para os trechos TO/GO da BR-153 (gerida pela Galvão Rodovia BR-153), RJ/SP da BR-116 (402 km Rodovia Presidente Dutra, gerida pela concessionária Nova Dutra), MG/RJ BR-040 (180 km da rodovia, gerida pela CONCER – Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora), RJ das BR’s 040 e 116 (blocos Além Paraíba – Teresópolis -, gerida pela Concessionária Rio-Teresópolis), além de cerca de 400 km de rodovias adicionais de ligação.

O projeto, realizado junto às empresas competentes no ano passado, esteve em vigor entre fevereiro e junho de 2018, quando foi entregue pela Barufi Consultoria.

 

 

Escopo e atribuições da Barufi

 

Na ocasião, a Barufi Consultoria debruçou-se sobre análises e projeções de Capex para o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica dos empreendimentos, apontando a melhor forma de aplicar os passos do plano apresentado durante o projeto. Especificamente, este escopo incluiu a estruturação de planos de investimentos referenciais da concessão pelo Governo, bem como atividades de preparação e definição de informações e estudos de referências do mercado. Neste contexto, também foi importante contar com o conhecimento mais específico do dia a dia do cliente, possibilitado por meio das integrações com a equipe técnica do projeto.

O projeto foi dividido em etapas e entregue da seguinte maneira: 1. Modelos de planilha para preenchimento de quantidades pela área técnica da empresa de engenharia contratante (responsável pelos estudos funcionais do projeto); 2. Capex de plano de investimentos iniciais; 3. Capex das obras de ampliação e melhoria; 4. Implantação de interseções, Praças de pedágio, SAU, PMRV e áreas de descanso para caminhoneiros; 5.  Opex de Administração, Operação e Conservação. 

Além disso, materiais como planilhas de cotação e resumos de valores, como também a participação em reuniões para esclarecimentos de escopo e com a equipe do projeto foram entregues e realizados pela Barufi.

 

 

Conclusão e entrega do projeto

 

O projeto foi concluído com sucesso dentro do prazo previsto, com a duração de quatro meses. Os estudos assumidos pela Barufi e defendidos frente à empresa contratante, considerando todas as premissas previstas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em seus manuais técnicos, permitiram ao cliente a conclusão a respeito das melhores alternativas para a participação os projetos de concessão. A entrega final, ocorrida em junho de 2018 tornou o cliente apto a apresentar variados embasamentos em sua proposta para os trechos anteriormente mencionados.

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