Um dos principais objetivos do setor público ao conceder ativos de infraestrutura à iniciativa privada são os investimentos. O Estado busca, com a desestatização, ampliar os aportes na construção, ampliação e na gestão dos equipamentos e serviços oferecidos ao cidadão.
O conjunto dos recursos aplicados em um empreendimento podem ser divididos em duas modalidades: investimentos capex e opex. Entender o papel de cada um deles em um projeto e saber como simular o seu comportamento e retorno são tarefas fundamentais para o investidor.
Confira neste post as diferenças entre os investimentos capex e opex. Saiba também por que o seu acompanhamento é tão importante para o sucesso de empreendimentos por meio de concessões ou parceiras público-privadas.
Capex
O termo capex refere-se a capital expenditure, e trata das despesas de capital ou investimentos em bens de capital de um projeto. Aqui, entram os aportes realizados para a aquisição de máquinas, equipamentos, benfeitorias ou instalações, entre outros.
O investimento capex é aquele que possibilita a manutenção de um serviço ou da produção de um determinado produto. Também envolve os aportes realizados na introdução de melhorias na produção, para melhorar a sua capacidade ou qualidade.
Quando uma empresa realiza um investimento capex ela está buscando melhorar seus processos de produção a fim de qualificar suas entregas. E, consequentemente, ampliar também os seus resultados financeiros.
Opex
Já o opex refere-se a operational expenditure, ou despesas operacionais. Aqui entram os gastos indispensáveis para o andamento do negócio, da sua operação no dia a dia. Envolve os custos recorrentes para que uma empresa se mantenha em funcionamento.
No opex estão, por exemplo, as despesas com salários dos colaboradores, aquisição de matérias-primas, despesas administrativas, manutenção de maquinário, entre outras. São os gastos indispensáveis para o andamento do negócio.
Investimentos Capex e opex
Os tipos de investimentos se diferenciam por uma série de fatores, como o tempo do investimento, por exemplo. Enquanto o capex pode ser formado por aportes de longo prazo, opex são sempre de curto prazo.
Sua função para o negócio também é diferente. Um investimento capex, em geral, amplia a capacidade produtiva. Faz com que o empreendimento melhore a qualidade ou variedade das entregas.
Já o opex garante a operacionalidade do negócio. É destinado à manutenção dos recursos essenciais para que o serviço seja prestado de forma contínua e na sua integralidade.
Para manter suas finanças saudáveis, é importante que o investidor saiba balancear os investimentos capex e opex. Algumas despesas podem ser executadas pelos dois modelos, de acordo com as estratégias adotadas.
Um equipamento, por exemplo, quando for adquirido, se enquadrará como investimento capex, e se incorporará aos bens da empresa. Porém, se o mesmo equipamento for locado, será opex. A despesa será limitada ao seu tempo de uso e, depois, ele será devolvido ao locador.
Especialista na precificação de investimentos de infraestrutura, a Barufi Consultoria pode ajudar concessionárias, fundos de investimentos e investidores em geral a elaborar as projeções de capex em seus projetos.
Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre este serviço.