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AVIAÇÃO CIVIL | Bloco Sudeste
17 de outubro de 2019 | Por Equipe Barufi

O Projeto

 

Buscando selecionar as melhores propostas para a celebração de contratos de transferência de responsabilidades da gestão pública em concessão de aeroportos integrantes dos blocos Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste – abrangendo ampliação, manutenção e exploração dos ativos de infraestrutura – a União, por meio da ANAC, lançou no mês de novembro de 2018 o edital do Leilão nº 01/2018, projeto iniciado mediante grande expectativa e com potencial para geração de amplas movimentações no mercado.

Neste contexto, a Barufi foi contratada para a realização dos estudos e atualização das projeções de investimento (Capex – sigla de capital expenditure, o valor necessário para aquisição de bens em um projeto de concessão) para embasar uma proposta para o Bloco Sudeste Aeroporto De Vitória – Eurico De Aguiar Salles (SBVT) e Aeroporto De Macaé (SBME). A intenção do cliente, neste momento, seria a obtenção de consultoria especializada e análise minuciosa das oportunidades envolvidas pelas projeções de investimento que estavam em curso, de modo a fazer uma leitura completa do projeto e sua viabilidade. A conclusão do projeto deu-se em março de 2019.

 

 

Escopo e atribuições da Barufi

 

Na ocasião, a atuação da Barufi Consultoria foi voltada às análises e projeções de Capex para o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica dos empreendimentos, fazendo uma leitura do cenário no qual o projeto estava envolto e apontando a melhor forma de lidar com suas etapas subsequentes. Este escopo incluía, de modo geral, atividades de preparação e definição de informações de referência (abrangendo, por exemplo, análises e delimitações orçamentárias, estudo de projetos produzidos previamente pelo próprio cliente, além de orientações gerais sobre o escopo do projeto); análises e projeções de Capex, com formação de preços junto ao cliente e estudos estruturados de referências do mercado; em conjunto com ações de integração de equipes, dados e análises, contexto em que a Barufi buscou inserir-se de maneira mais específica ao cotidiano do cliente, com reuniões com equipes técnicas, terceiros envolvidos no projeto e acompanhamento de rotinas orçamentárias.

 

Preparação de Informações de Referência

 

O projeto teve como referência em suas análises iniciais, os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), da Secretaria de Aviação Civil, imprescindível para identificar primariamente possíveis impactos futuramente gerados por projetos em infraestrutura e, consequentemente, permitindo previsões e planos de ação estruturados sobre o prosseguimento do mesmo em seus processos.

Com base nos EVTEA e em outras fontes técnicas de referência, tornou-se possível fazer previsões sobre Capex e, ainda, a identificação dos itens de maior relevância dentro destas previsões de investimento (reportados devidamente ao cliente no decorrer e encerramento do projeto).

Ao final desta etapa, o cliente estava munido de informações suficientes para o entendimento da viabilidade do projeto, bem como identificação de melhorias estruturais dentro dos aeroportos, tocando fatores como análises processuais, previsões orçamentárias e etapas para aplicação de melhorias e manutenções.

Análises e Projeções de Capex

 

As projeções do Capex feitas para o projeto embasaram-se em bases anuais de quantificação e precificação, além de pesquisas de mercado específicas para avaliação de valores unitários de insumos.

Nesta análise, foram realizadas visitas técnicas aos aeroportos de Vitória e Macaé, que permitiram à equipe técnica uma análise mais precisa das condições de manutenção e estrutura em que se encontravam as instalações, as oportunidades práticas aplicáveis às mesmas e, posteriormente, a geração de relatórios fotográficos e dados técnicos precisos, com base nestas observações.

Entre as melhorias apontadas no relatório estão a manutenção de pátios e pistas dos aeroportos, reforços das edificações, construção de cercas e vias de serviços, reforços de pavimentação, entre outras ações que ficaram entre as principais oportunidades para o planejamento do projeto.

Com estas vistorias, tornou-se possível, também, a identificação de necessidades em serviços e fornecimentos, viabilizando pesquisas atualizadas de preços e cotações no mercado para os itens de maior prioridade no projeto.

 

 

Conclusão e entrega do projeto

 

Após decorridas todas estas etapas de análise, a Barufi Consultoria realizou a entrega final dos estudos para a concessão do Bloco Sudeste no dia 01 de março de 2019, estando o cliente, neste cenário, apto a apresentar variados embasamentos em sua proposta pela concessão.

A sessão pública relativa à concessão de aeroportos do Bloco Sudeste (em conjunto com blocos Nordeste e Centro-Oeste) da 5ª rodada ocorreu na B3, bolsa de valores de São Paulo, em 15 de março de 2019. Ao todo, 12 aeroportos foram arrematados com ágio médio de R$ 2,158 bilhões (986%) em relação ao lance mínimo total de R$ 218,7 milhões. Somadas, as propostas vencedoras dos blocos Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste renderam R$ 2,377 bilhões ao Governo Federal.

Entre as empresas vencedoras dos leilões, constava também o cliente contratante do projeto citado neste estudo.

A Convocação do Adjudicatário para celebração do Contrato de Concessão do respectivo Bloco de Aeroportos estava prevista para acontecer em setembro de 2019, e se deu em 06 de setembro de 2019.

 

 

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