Infraestrutura

Saiba mais sobre o Evtea, ferramenta que mede os impactos das obras de infraestrutura
25 de agosto de 2021 | Por Barufi Consultoria

Antes de se tirar um grande projeto de infraestrutura do papel é preciso obter a garantia de que aquela obra ou intervenção cumprirá com a função dela esperada. É necessário ter a certeza de que, além de atender a uma demanda específica, o empreendimento será viável nos aspectos técnico, econômico e ambiental, atendendo às demandas da população e garantindo remuneração justa aos investidores.

Este é o papel do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), uma ferramenta essencial na etapa de planejamento de um investimento, que serve de guia para as decisões tanto do contratante quanto do executor do empreendimento.

Confira a seguir alguns aspectos importantes de se considerar ao avaliar o que é um Evtea de um empreendimento.

 

Para que serve um Evtea

Primeiramente, é preciso considerar que o Evtea é uma exigência na grande maioria dos projetos de infraestrutura no país, independentemente do setor ou do modal em que se realizará o investimento.

De forma simplificada, podemos dizer que o estudo atesta se um empreendimento é viável, permitindo estabelecer os riscos de sua execução sob diferentes focos de análise. É uma forma de mensurar seus benefícios e seus custos (não apenas econômicos, mas também ambientais e sociais) para embasar as decisões sobre a sua execução.

O Evtea é um estudo complexo, que depende da expertise de profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Ele pode ser dividido em três grandes eixos principais:

 

Aspectos técnicos

Um primeiro aspecto a ser considerado pelo Evtea diz respeito às alternativas técnicas para executar o empreendimento. A partir da identificação do problema ou demanda que aquela obra precisa resolver, são indicadas as soluções de engenharia mais adequadas.

Esta análise demanda estudos e levantamentos de campo sobre as características da área a ser beneficiada pelo investimento, demandas operacionais, aspectos de manutenção e outros relacionados à execução do empreendimento.

 

Aspectos econômicos

Para se estabelecer um panorama realista quanto à viabilidade econômica de um empreendimento de infraestrutura é preciso analisar desde os custos para sua construção até os gastos referentes a sua operação e manutenção. Aqui, há um universo de variáveis que precisam ser consideradas a fim de determinar o quão atrativo o projeto pode ser para os investidores.

Entre as variáveis que influenciam na viabilidade econômica do projeto e que precisam ser considerados no Evtea estão as projeções de receitas e de investimentos necessários e os custos fixos e variáveis do projeto, além de indicadores econômicos pertinentes.

Da comparação entre os custos e os benefícios do projeto se obtém a taxa de retorno do investimento, indicador que mostrará sua viabilidade ou não.

 

 

Aspectos ambientais

O levantamento de todos os impactos ambientais do projeto, tanto durante a sua execução quanto durante a sua operação, é o terceiro ponto fundamental na elaboração do Evtea. O estudo deve indicar medidas compensatórias ou mitigadoras dos eventuais prejuízos socioambientais, garantindo o caráter sustentável do projeto.

Esta análise pode considerar também alterações nas soluções técnicas inicialmente previstas para minimizar os impactos ambientais ou atender às normas e legislações que o empreendimento terá que observar do ponto de vista ambiental.

O Evtea é uma ferramenta indispensável para se avaliar a viabilidade de um empreendimento. Para que se consolide como um mecanismo eficaz na mensuração da atratividade de um investimento, o estudo depende da expertise dos profissionais que atuam tanto na sua elaboração quanto na análise dos seus resultados.

 

Elaborar análises e estudos para projetos na área de infraestrutura, como o Evtea, é um dos diferenciais da Barufi Consultoria. Com uma equipe de profissionais de formação diversificada e amplamente qualificada, estamos sempre prontos para orientá-lo na precificação de seus investimentos.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.