Orçamentos

O papel da engenharia de custos em um projeto
14 de abril de 2022 | Por RedLoymaker

Uma das primeiras e mais importantes etapas de um empreendimento, a engenharia de custos envolve o processo de calcular o orçamento e a evolução financeira de um projeto de construção. É isso que permite verificar a sua viabilidade e planejar o seu desenvolvimento.

A meta do engenheiro de custos é encontrar o equilíbrio entre variáveis como despesas, qualidade das entregas e o tempo de conclusão da obra. Porém, são muitos os aspectos que podem comprometer este equilíbrio, e é preciso saber lidar com eles.

O excesso de custos é relativamente comum em projetos de infraestrutura. Ao estimar a evolução financeira de uma obra, os engenheiros buscam minimizar esse problema. Também visa  garantir que o empreendimento permaneça no caminho certo.

Quais são os benefícios da engenharia de custos?

O principal objetivo da engenharia de custos é aliar a manutenção do orçamento previsto, cumprindo todos os requisitos e especificações da entrega. Isso, sem comprometer ou esquecer do prazo acordado para a conclusão da obra.

Uma atividade importante realizada pelos engenheiros de custos é a chamada engenharia de valor. Ela consiste na identificação e implementação de formas de reduzir custos sem comprometer a qualidade ou a segurança.

Outras atividades incluem levantamento de quantidades de insumos, gestão de contratos e o gerenciamento da construção. E os benefícios do uso da engenharia de custos em projetos de infraestrutura incluem:

  • Redução nos custos gerais do projeto;
  • Maior eficiência e produtividade em todo o processo de construção;
  • Melhor comunicação entre contratados e clientes;
  • Risco reduzido de excessos de custos.

Etapas do processo de engenharia de custos

Para atingir estes objetivos, existem várias iniciativas importantes envolvidas na engenharia de custos, como:

  • Planejamento de custos: isso envolve a criação de um orçamento e cronograma para o projeto e estimar o custo total da construção;
  • Estimativa de despesas: abrange o desenvolvimento de estimativas detalhadas para cada elemento do projeto, incluindo mão de obra, materiais e equipamentos, por exemplo;
  • Controle de custos: faz o rastreamento dos custos reais em relação ao que foi orçado e providenciar ajustes conforme necessário:
  • Relatório de custos: registra o progresso e as despesas do projeto, para que as partes interessadas possam acompanhar os gastos.

Elaborar o orçamento e prever a evolução da obra envolvem diversos componentes que devem ser considerados pelo engenheiro de custos. A estimativa dos gastos, a partir de um projeto inicial, é apenas uma destas variáveis.

A engenharia de custos também deve considerar o cenário econômico, incluindo aqui a condição financeira do responsável pela execução do projeto.

Ainda deve prever mudanças que possam comprometer o orçamento planejado. Aqui, entram imprevistos de toda a ordem, que podem abalar a evolução do empreendimento e de seu orçamento, como questões climáticas, por exemplo. Por isso, um bom trabalho de engenharia de custos deve contemplar também a análise de riscos.

O engenheiro deve conhecer o mercado e a conjuntura em que está envolvido. Assim, pode considerar o impacto de um problema eventual, como a escassez de um insumo, por exemplo. Prever estes riscos garante uma avaliação mais fidedigna a respeito da viabilidade de um projeto.

A análise dos custos de um empreendimento é uma das expertises da Barufi Consultoria. Além da elaboração do orçamento, atuamos em todas as etapas do projeto de engenharia, de ponta a ponta. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.