Tecnologia

Como a engenharia se prepara para o metaverso
13 de maio de 2022 | Por RedLoymaker

Assim como a maioria das áreas do conhecimento, a engenharia também deverá ser impactada de forma pela popularização do metaverso. O desenvolvimento de projetos com o suporte deste novo universo virtual deve trazer transformações em diferentes etapas de um empreendimento.

Confira algumas destas mudanças e saiba o que esperar desta nova realidade.

O que é o metaverso?

O metaverso está em evidência desde julho de 2021. Bastou Mark Zuckerberg anunciar que o ambiente virtual estava na mira do Facebook para que ele se transformasse na nova tendência da internet. Mas o que é exatamente o metaverso?

Podemos definir esse novo ambiente como um universo virtual. Nele, por meio de ferramentas como realidade virtual e realidade aumentada, pessoas e empresas poderão interagir e se relacionar.

A projeção é de que todos os aspectos do ambiente real sejam reproduzidos no metaverso. Nos negócios, por exemplo, a perspectiva é de que seja possível oferecer experiências imersivas e personalizadas para clientes e parceiros.

Como funcionam a engenharia e construção civil no metaverso

O metaverso ainda é um mundo em criação. Porém, já é possível projetar avanços que ele pode agregar à construção civil. Aspectos como a prototipagem e projetos de design, por exemplo, podem ter seus processos transformados com as possibilidades projetadas neste novo mundo virtual.

Metodologia BIM

Algumas tecnologias hoje em fase de desenvolvimento ou mesmo já disponíveis no mercado poderão ser maximizadas no metaverso, com sua capacidade de promover a interatividade e de simular com perfeição no ambiente virtual o mundo real.

Um exemplo destas possibilidades é a maximização do uso da metodologia BIM. O sistema permite simular características físicas e funcionais de um ativo por meio de representações tridimensionais.

Pois, no metaverso, um projeto idealizado no BIM terá acesso a um universo de informações atualizadas em tempo real para tornar suas simulações mais precisas e eficazes.

Gêmeos digitais

Uma ferramenta que pode ganhar ainda mais projeção quando associada ao metaverso. Os gêmeos digitais, ou digital twins, são réplicas digitalizadas de ativos, como uma ponte, por exemplo.

Não se trata, simplesmente, de uma reprodução de um projeto em 3D. O gêmeo digital é um modelo que permite manter uma referência de dados sobre aquele ativo que se atualiza constantemente. Para isso, utiliza ferramentas como a inteligência artificial e a internet das coisas, entre outras.

Dessa forma, mesmo após a conclusão do projeto, já durante sua operação, o gêmeo digital pode gerar simulações de forma constante. Isso permite, por exemplo, antecipar e resolver problemas antes que eles aconteçam.

Outras aplicações do metaverso na construção civil

O metaverso poderá acelerar a implementação de tecnologias ainda não tão populares na engenharia. E tornar mais corriqueiras práticas já utilizadas no mercado. Confira algumas delas:

  • Apresentação de projetos: com o suporte de tecnologias como a realidade virtual e realidade aumentada, é possível criar uma percepção sensorial única junto a seus parceiros e clientes.
  • Colaboração remota: mais do que simples meetings virtuais, no novo universo virtual o trabalho remoto terá condições de simular todos os aspectos do mundo real. O mesmo se aplica às visitas técnicas ou de vendas.
  • Lançamentos virtuais: já uma realidade no mercado, o lançamento de empreendimentos de forma virtual, com o uso de tecnologia 3D, deve ganhar um novo patamar com o metaverso.

Receba as principais notícias sobre infraestrutura direto no seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

Newslatter enviado com sucesso!
Verifique seu email.